As nações do candomblé
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Candomblé
 As nações do candomblé
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 1094 visitas e 4 mensagens
Autor
Tópico: As nações do candomblé
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 03/04/2005 1:23:00 PM

História da nação.

No Basil, foram concebidas aquilo que conhecemos como nações-de-santo, isto é, o Candomblé de Angola, o Candomblé de Keto, o Ewefon ou jeje, o Ijexá e algumas praticamente extintas como o Xambá e o Malê. Noccaso específico da nação de Angola, sua denominação mais comum, os escravos trazidos da África eram provenientes de Angola e do Congo e falavam inúmeros dialetos, com predominância do kimbundo ( da Angola) e o kicongo ( do Congo ).
No Brasil, angolanos e congoleses foram misturados e vendidos genericamente como escravos. Para os senhores de engenhos e mercadores, eles não passavam de uma só coisa eram negociados como negros bantos, (denominação da etnia).
Dessa forma, os escravos desses dois países africanos passaram a conviver em senzalas como filhos da mesma terra, com idiomas, rituais e costumes bastante parecidos.
Em maior número, os angolanos fizeram predominar seus fundamentos religiosos e mesmo seu dialeto mais conhecido o kimbundo.
Com o passar dos tempos, angolanos e congoleses não eram mais diferenciados, bem como seus rituais religiosos. Em linhas gerais, tudo que se referia aos negros bantos era conhecido como parte do ritual da nação Angola.
A sobrevivência dos costumes e rituais religiosos só foi possível graças a um enorme esforço de seu povo, que, mesmo humilhado e vilipendiado, conseguiu levantar a tradicionalíssima bandeira branca de Kitembo, patriarca dos angoleiros, mantendo viva a nação até hoje.
A chegada dos yorubanos coincide com o declínio do processo de escravidão no Brasil, logo os povos dessa origem foram menos sacrificados que os bantos. Claro que sofreram mutilações e divisões, porém em menor escala que os angolanos e congolenses.
Como os yorubás possuíam uma estrutura social muito bem elaborada politicamente, sua concentração em determinados estados possibilitou o aparecimento de várias líderes. Estas mulheres foram responsáveis pelo estabelecimento e pela manutenção até o presente momento das casas de santo mais conhecidas do país, como a Casa Branca, o Axé Opô Afonjá, entre outras.
O tempo passou e as misturas de ritos e costumes foram acontecendo. Nada mais natural. Entretanto, chegou-se a um ponto em que as Casas de Angola, as mais tradicionais, fecharam-se em concha e as resmanescentes destas, passaram a assumir terminologias yorubanas abandonando ou ignorando as terminologias da nação Angola.

As Diferenças

Como se sabe, muitas são as formas existentes de culto no Brasil que se utilizam da denominação Candomblé. Isto se dá pela grande variedade de etnias de negros, que reduzidos à condição de escravos, chegaram ao nosso país. Cada grupo que aqui aportou pertencia a locais distintos na África, tendo assim, costumes e culturas diferenciadas.
Assim, portanto, chegaram daometanos, yorubás, congolenses, angolanos, malês e inúmeros outros grupos, que em terras brasileiras procuraram manter seus hábitos, sua cultura e também seus ritos religiosos.
Daí surgiram as nações de candomblé, ou seja, a prática do candomblé conforme ritos específicos da origem do povo praticante, como a nação de Ketu, a nação Jêje, a nação Efon, Angola e Kongo (atualmente, estas duas últimas, consideram-se fundidas dada a grande semelhança das práticas religiosas e a proximidade das línguas utilizadas, que são respectivamente, o Kimbundo e o Kikongo). Portanto, cada nação de candomblé possui características próprias, que a diferencia das demais. Estas diferenças se encontram na língua utilizada, nas divindades cultuadas, em determinadas práticas de caráter sigiloso (fundamento), no modo de se enxergar determinadas questões, enfim, numa série de fatores distintivos.
Faço abaixo algumas distinções entre a Nação Angola e outras denominações de candomblé, como a Nação Jêje e Ketu (no meu ponto de vista, as mais conhecidas/difundidas), para um maior esclarecimento:
A primeira ( e primordial ) diferença entre as citadas nações de candomblé se encontra com relação as divindades, objeto do culto.
Assim:
Mukixe para os Angolanos;
Nkise para os Congolenses;
Orixá para os Yorubás ( Nação Ketu );
Vodun para os Daometanos ( Nação Jêje ).

Outra diferença encontrada, dentre muitas, é a variação do idioma/língua/dialeto utilizado em cada vertente, assim:
Kimbundo para os Angolanos;
Kikongo para os Congolenses;
Yorubá para os Yorubás;
Ewe-fon para os Daometanos.

Distinguem-se ainda pelo próprio ritmo dos atabaques, pelas denominações que cada nação dá a estes, ou mesmo pela maneira de tocá-los, assim teremos:
Kongo de Ouro, Barra – Vento e Kabula para as tradições Bantu ( Angola e Kongo ), ritmos estes, obtidos através do toque com as mãos. Sendo denominados, os atabaques, simplesmente de engomas ou "ngomas".
Ijexá, Igbin, Aguere, Bravum, Opanijé, Alujá, Adahun e Avamunha para as tradições Yorubás e Daometanas. As denominações dos atabaques para os últimos ( Jêjes ) são: rum, rumpi e lé; Para os primeiros (Yorubás), os atabaques são chamados genericamente de ilus, sendo tocados com a ajuda de varetas e não diretamente com as mãos (exceto o Ijexá, que se utiliza também do toque com as mãos).
As diferenças aqui citadas são superficiais, mas já servem de alguma forma de ajuda aos mais leigos.
Então, gostaria que ficasse registrado que as diferenças não se esgotam apenas nesses poucos quesitos, pois existem inúmeras outras, talvez se possa até arriscar dizer que existem em maior quantidades que as semelhanças.
O termo Nação Angola hoje em dia é empregado de forma a designar não somente o rito Angola, mas também o rito originário do Kongo. Porém, as duas expressões do candomblé bantu também guardam diferenças, pois enquanto a primeira cultua os Mukixes (termo derivado Kimbundo que designa as divindades cultuadas em Angola, assim como orixá, vodum e Nkise) a segunda cultua os Jinkise (termo derivado do Kikongo).


Cultura bantu na áfrica - origens

Existem antropólogos e etnólogos que afirmam em seus estudos, que na África há 50.000 a.c., os povos pré-históricos, habitavam a região que atualmente denomina-se Angola, e que por volta de 2.000 anos a.c., povos caçadores de origem Bantu, viviam em grande parte no atual território da África.
A expressão Bantu vem da do termo Ntu, que qualifica os seres humanos, e precedida do prefixo que denota plural (ba) forma-se Bantu, isto é, os homens da tribo.


IP LogadoPróxima Mensagem
Abaô
Membro Iniciante

Postagens: 15
Registro: 14/07/2005
Local: Belford-Roxo - RJ - Brasil
Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 15/07/2005 11:17:00 AM

Mukuiu Tata kambandu Roxi Toindé

No meu ver uma aparente diferença entre as culturas afro e a maneira que se refere ao nkisi, orixa e etc,,,

Para os yorubás oxum
Para os Daometanos Mami wata
Para os angolanos danda lunda
Claro e como o senhor disse, as diferenças não se esgotam em apenas nesses poucos quesitos, pois existem inúmeras outras.

Abaô
Nzambi mukuiu

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Jambonan
Membro Junior

Postagens: 78
Registro: 12/07/2005
Local: Belford-Roxo - RJ - Brasil
Idade: 53 anosSexo não informado
 Postado em 15/07/2005 7:09:00 PM

Mukuiu a todos.


Mais uma bela e primordial postagem, muito exclarecedor, é de pessoas como o Sr. Tata Roxi Toindé, que a Nação Angola necessita, parabens, que Nzambi o consserve assim.


Respeitosamente, Tata Jambonan.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Makota Lembanilé
Membro Junior

Postagens: 74
Registro: 21/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 41 anosSexo Feminino
 Postado em 15/07/2005 7:20:00 PM

Mukuiú

Seja lá com que nome os chamemos, Eles sempre nos ouvem, atendem e ensinam.... para Eles, somos como crianças de colo que ainda precisam ser orientadas a cada passo....

.....

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis