Exús e Pombagiras
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Os Rituais da Umbanda
 Exús e Pombagiras
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 1376 visitas e 4 mensagens
Autor
Tópico: Exús e Pombagiras
Makota Lembanilé
Membro Junior

Postagens: 74
Registro: 21/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 41 anosSexo Feminino
 Postado em 15/07/2005 8:59:00 PM

Mukuiu

Ops.. Salve seu Anjo da Guarda....

Tenho lido em fóruns e comunidades afora e em alguns programas de rádio que as "lendas" de exús e pombagiras seriam na verdade grandes mentiras...

Já ouvi, por exemplo, que Maria Padilha é uma e que Maria Padilha do Cruzeiro das Almas seria outra.... obtive a seguinte explicação:

Maria Padilha é uma só (e ponto). Acontece que ela viveu, assim como nós, vários momentos em sua passagem... logo, quando ela é do Cruzeiro das Almas, por exemplo, seria o momento em que ela passou por esse lugar e aconteceu algo com ela e quando as pessoas fazem pedidos para Maria Padilha do Cruzeiro das Almas, pedem para Maria Padilha .... apenas, seus pedidos são voltados para o momento em que Maria Padilha passou pelo Cruzeiro das Almas....

Conheci uma Pombagira que quando encarnada, fez sua passagem final nas escadas de uma Igreja em Salvador com uma facada nas costas... como ela andava muito com ciganos, a linha dos ciganos a "adotou", por assim dizer, logo ela é conhecida como Pombagira Cigana **** (ponho asterístico pois nunca tive permissão para revelar seu nome inteiro tão pouco sua história. Como não dei nome, sem problemas)...

Assim como existem vários Zés... da Lapa... da Praia.. Malandro.... são fases pelas quais ele passou. Li em 'Zumbi dos Palmares' que um certo babá aparece para Bambushê e este logo o identifica como Zé Pilintra.. não o exú, mas o Babá....

Sendo assim, gostaria de saber a opinião dos irmãos a respeito destas falanges....

Laroiê!


IP LogadoPróxima Mensagem
Tata Jambonan
Membro Junior

Postagens: 78
Registro: 12/07/2005
Local: Belford-Roxo - RJ - Brasil
Idade: 53 anosSexo não informado
 Postado em 16/07/2005 9:28:00 PM

Meus sinceros saravá a todos.

Concordo plenamente com a Makota Lembanilé, apessar de ser de Angola, já fui UMBANDISTA tbm, e respeitos muito.

Comforme as passagens de NOSSA SENHORA, ela obteve varios nomes, eu diria como uma ramificação. Assim tendo os nomes de suas passagens, Virgem Maria, até o nascimento de Jesus, Virgem de Fátima quando a aparição em Fátima, e assim na maioria das passagens , e aparições, mal comparando com os exús, mais da mesma forma, em passagens da vida terrena deles, em casos marcantes, etc ...

Agora quanto ao Sr, José de Aguiar Filintra, alguns dizem ser este nome de batismo do Babá, do Malandro, ou do Mestre Zé Pilintra, acretido tbm nas ramificãções, apesar de dizerem que tem filhos, e outros similares a este primeiro. Mais na verdade, quem em verdade pode afirmar algo que nós mesmo não consigamos compreender. Se tudo fosse desvendado para o ser humano, deixaria de ser mistérios.

Se o própio ato da vida já é um grande mistério, quando mais o da morte, e que dirá o da reencarnação, ou incorporação.

Deixo isso para o GRANDE e SUPREMO ARQUITETO do UNIVERSO. Mais acho que ele nunca irá revelar para um reles mortal podre como eu.

Meu Saravá a todos.

Meu boa noite para todos CUMPADRES E COMADRES, e todos Povo de Rua esquecidos.

E Salve o Povo de Rua.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 18/07/2005 1:06:00 PM

Parabéns mano Jambonam pela excelente postagem.
Realmente apenas tentamos chegar o mais próximo possível dos mistérios do criador.
Mas a cartada final.... esta só ele pode dar....
Isso me faz lembrar uma das mas famosas colocações de Albert Einstein:
"É difícil espiar as cartas de Deus. Mas que ele tenha decidido jogar dados com a humanidade é algo que não posso acreditar. Deus não joga dados com o universo! Eu posso até tentar me aproximar dos resultados, mas a cartada final é sempre dele."

Kandandu

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Obalumbi
Membro Pleno

Postagens: 220
Registro: 19/07/2005
Local: RJ - RJ - Brasil
Idade: 28 anosSexo Masculino
 Postado em 20/07/2005 3:23:00 AM

Mokoiu a todos.
Só complementando o arquivo.

OS EXUS

São entidades em evolução, seu trabalho é dirigido, principalmente a defesa dos seus médiuns e a defesa do terreiro, porém, são muito procurados para resolver os problemas da vida sentimental e material.
Costumam trabalhar com velas, charutos, cigarros, bebidas fortes, punhais em seus pontos riscados, pembas brancas, pretas e vermelhas. Devido ao seu temperamento forte e alegre costumam atrair bastante os consulentes, principalmente pôr que quando falam que vão ajudar certamente o farão.
Estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando nos terreiros de Umbanda. São muito amigos, quando tratados com respeito e carinho, são desconfiados mas gostam de ser presenteados e sempre lembrados.
Estes espíritos, assim como os Preto-velhos, e crianças, são servidores dos Orixás.
Apesar das imagens de Exus, fazerem referência ao "Diabo" medieval (herança do Sincretismo religioso), eles não devem ser associados a prática do "Mal", pois como são servidores dos Orixás, todos tem funções específicas e seguem as ordens de seus "patrões". Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são: A abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações.
Desta forma estes espíritos não trabalham somente durante a "gira de Exus" dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal, demanda e etc... de seus consulentes. Mas também durante as outras giras (Caboclos, Preto-velhos, Crianças e Orixás), protegendo o terreiro e os médiuns, para que a caridade possa ser praticada.
Os Exus estão divididos em 3 grandes linhas: Cemitério, Encruzilhada e Estrada.
Exus do Cemitério: É formada por Exus sérios, em sua maioria são objetivos quando dando consulta. Se apresentam principalmente em grandes obrigações, trabalhos e descarregos.
Exus da Encruzilhada: Esta linha é formada por Exus que servem a Orixás diversos. Não são brincalhões como os Exus da estrada, mas também não são tão fechados como os do cemitério. Gostam de dar consulta e também de participar em obrigações e descarregos.
Exus da Estrada: São os mais "brincalhões". Suas consultas são sempre recheadas de boas gargalhadas, porém é bom lembrar que como em qualquer consulta com um guia incorporado, o respeito deve ser mantido e sendo assim estas "brincadeiras" devem partir SEMPRE do guia e nunca do consulente. São os guias que mais dão consultas em uma gira de Exu, se movimentam muito e também falam bastante, alguns chegam a dar consulta a várias pessoas ao mesmo tempo.

Espero ter contribuido
kandandu

Tata Obalumbi

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis