Bebê-Golfinho encalhado em Ubatuba
 Gatolândia
 Gatolândia
 Outros bichinhos
 Bebê-Golfinho encalhado em Ubatuba
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 644 visitas e 3 mensagens
Autor
Tópico: Bebê-Golfinho encalhado em Ubatuba
Ana
Demarcando território

Postagens: 372
Registro: 31/12/2004
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 47 anosSexo Feminino
 Postado em 27/01/2006 9:02:00 AM

Litoral Norte: Grupo tenta salvar 'bebê-golfinho' - VP - 11/01/06

Oceanógrafos, veterinários e biólogos do Litoral Norte estão tentando salvar a vida de 'Dori', um golfinho de apenas três meses de idade, encontrado ferido no domingo passado em Ilhabela.

O mamífero, da espécie 'Toninha', está de quarentena no Tamar (Tartarugas Marinhas) em Ubatuba.

O animal foi encontrado pelo mergulhador Lucas Magalhães de Jesus, próximo à Ponta das Canas, região norte de Ilhabela. O golfinho boiava na água, aparentando estar ferido.

Jesus recolheu o animal e o encaminhou para ao Instituto Terra & Mar, de São Sebastião, que removeu o golfinho para o Tamar, para tratamento. A suspeita é que a mãe de 'Dori' tenha sido morta ao se enroscar em uma rede de pesca.

APELIDO - O mamífero, uma fêmea que pesa 5 kg e mede 72 centímetros, ganhou o apelido de 'Dori' (amiga do peixe Nemo, do filme da Disney) da veterinária Paula Baldassin, que trabalha no Aquário de Ubatuba. O animal está sendo amamentado com leite especial e recebendo antibióticos para sobreviver.

Segundo Paula, 'Dori' está sendo amamentada de hora em hora com uma mamadeira adaptada e tomando antibióticos duas vezes ao dia.

Segundo ela, o leite é especial e contém óleo de fígado de bacalhau e suprimentos alimentares. "Estamos recebendo orientação por telefone do veterinário-chefe do Sea World, Mike Walsh", disse.

TRATAMENTO - 'Dori' está sendo mantida em uma espécie de quarentena em um tanque do Tamar. Segundo Paula, o mamífero está sendo mantido em um tanque de água salgada, com temperatura de 25 graus. "Estamos notando que o animal não perdeu peso e se mantém espertinho na água."

A preocupação é grande. É que segundo o oceanógrafo Hugo Galo, diretor do Aquário de Ubatuba, que coordena o tratamento de 'Dori', nenhum dos cinco golfinhos encontrados nas praias da região conseguiu sobreviver à ausência da mãe.

Galo disse que a 'Toninha' é um mamífero marinho que frequenta o litoral entre a Argentina e o Espírito Santo, mas que vive ameaçado de extinção.


Chance de sobreviver é pequena

A oceanógrafa Shirley Pacheco, do Instituto Terra & Mar, que coordena desde 1995 o projeto S.O.S. Mamíferos Marinhos, no Litoral Norte, disse ontem que o instituto já contabilizou em dez anos o encalhe ou captura acidental de 155 animais nas praias da região.

Segundo ela, 60% dos registros foram de golfinhos, todos eles encontrados mortos. Os golfinhos, segundo Shirley, dificilmente conseguem sobreviver às capturas acidentais ou ao desvio de rota migratória pela corrente marinha. "Os lobos marinhos são os que mais conseguem sobreviver a essas situações", disse.

Segundo ela, duas 'Toninhas' foram encontradas durante a temporada em São Sebastião, mas elas não conseguiram sobreviver, apesar do tratamento.

"Elas têm muitas dificuldades para se adaptar ao aleitamento oferecido pelos especialistas", disse.

O Instituto Terra & Mar registra o aparecimento de baleias, golfinhos e lobos marinhos em toda a região. As pessoas que encontrarem animais no Litoral Norte podem repassar as informações ao instituto pelo telefone (12) 3862-1099.


http://www.valeverde.org.br/html/clipp2.php?id=4620&categoria=Litoral%20Norte%20paulista

Esta semana, no suplemento Turismo do jornal "O Estado de São Paulo" li a notícia de que a Dori, infelizmente não sobreviveu...



IP LogadoPróxima Mensagem
Débora
Demarcando território

Postagens: 751
Registro: 29/12/2004
Local: Vitória - ES - Brasil
Idade: 37 anosSexo Feminino
 Postado em 27/01/2006 10:26:00 AM

Tadinha... uma pena!
O papel da mamae deles deve ser extremamente importante, né!



IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Ana
Demarcando território

Postagens: 372
Registro: 31/12/2004
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 47 anosSexo Feminino
 Postado em 28/01/2006 1:29:00 PM

Certamente, eles vivem em grupos.
Sabe que eu até chorei (novidade...) lendo essa reportagem?


IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis