Morumbi construído com dinheiro sujo? Hahá
 Digital Stadium - Home Page
 Digital Stadium - Fórum
 Futebol Nacional
 Morumbi construído com dinheiro sujo? Hahá
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 3559 visitas e 2 mensagens
Autor
Tópico: Morumbi construído com dinheiro sujo? Hahá
Zubizarreta
Membro WEInt'l

Postagens: 14221
Registro: 16/05/2005
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 24 anosSexo Masculino  Aniversário em 28/12
 Postado em 22/01/2008 2:32:00 AM

MORUMBI: História da realização do sonho tricolor
Em 1952, Cícero Pompeu de Toledo procurou Laudo Natel, um hábil diretor do Bradesco, propondo-lhe que assumisse o SPFC administrativamente.

Colocando em ordem as finanças, Laudo Natel viu-se contagiado com a obsessão do estádio. Encontrado o terreno ideal, o clube vendeu o Canindé e comprou 68 mil metros quadrados no Jardim Leonor. Conseguiu-se da Prefeitura e da Construtora Aricanduva mais 90 mil metros como doação. Na tarde de 15 de Agosto de 1952, Monsenhor Bastos abençoou os terrenos e foi lançada a Campanha Pró-Construção do Morumbi.

Viria então um longo período de jejum, que duraria 13 anos, durante os quais a diretoria viveria, comeria e dormiria com a idéia fixa de erguer o estádio. E onde era uma região em fase de loteamento, quase deserta, surgiria o gigante Morumbi, criação de Vilanova.



Parcerias
Laudo Natel precisava de dinheiro para as escavações, foi à Antártica e vendeu concessão para bebidas no estádio. Recebeu um título, descontou-o no Bradesco e iniciou as obras..
Mandou fotografar os trabalhos e com as fotos nas mãos percorreu empresas em busca de patrocínio. A cada etapa um novo recurso.

Outra vez, Laudo teve que se transformar em "garoto propaganda". Na hora de colocarem os bancos no estádio, calculou-se que seria preciso 400 mil parafusos. Natel foi à TV, fez publicidade de uma indústria e os bancos foram instalados..

Programou-se, ainda, a locação de 6 mil cadeiras cativas pelo período de 20 anos. Dado o ceticismo reinante na época em relação à capacidade do clube em executar uma obra tão faraônica, a campanha não alcançou os resultados esperados. Uma das saídas foi alterar a posse das cativas, passando-a de transitória a definitiva.

Outras medidas adotadas foram um empréstimo de CR$ 5 milhões levantado junto à Caixa Econômica Estadual e um outro negócio de CR$ 5 milhões, montante que o clube recebeu da Companhia Antártica Paulista pela concessão do direito de exclusividade para a comercialização de seus produtos no estádio, a partir de sua inauguração, pelo prazo de 10 anos, com opção de mais cinco.

Em busca da iluminação do estádio, Henri Aidar e Antônio Leme Nunes Galvão foram à Philips e propuseram um acordo: a empresa cederia os refletores por um aluguel de 10 anos e, em troca, a empresa colocaria painéis de publicidade no estádio.


Curiosidades
Para o desenvolvimento do projeto foram necessárias 370 pranchas de papel vegetal. Cinco meses foram consumidos nas terraplanagens e escavações, com o movimento de 340 mil metros cúbicos de terra. O volume de concreto utilizado é equivalente à construção de 83 prédios de dez andares. Os 280 mil sacos de cimento usados, colocados lado a lado, cobririam a distância de São Paulo ao Rio de Janeiro. Foram 50 mil toneladas de ferro, o que dá para circular a Terra duas vezes e meia.

Houve muitas dificuldades durante a construção. Além da constante necessidade de dinheiro, havia que se contornar a oposição dentro do próprio São Paulo. Uns condenavam a localização. "Quem irá ver um jogo a tal distância? Nunca lotaremos o estádio!" Outras preocupadas com as poucas verbas destinadas à equipe. "Seremos um estádio sem time". Num determinado momento, uma troca foi sugerida. A prefeitura ficaria com o Morumbi e o São Paulo com o Pacaembu. Mas apoiado por toda diretoria Laudo Natel prosseguiu na batalha, após a morte de Cícero Pompeu de Toledo. Terminada a obra, não havia um tostão em dívidas.


Ainda inacabado, inaugurou-se o Morumbi no dia 2 de outubro de 1960, com um jogo contra o Sporting de Lisboa. O São Paulo venceu por 1 x 0,
gol de Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia). O time do São Paulo: Poy, Ademar, Gildésio e Riberto; Fernando Sátiro e Vítor; Peixinho, Jonas (Paulo), Gino, Gonçalo (Cláudio) e Canhoteiro.

O estádio foi terminado em 1970 com o custo de 70 milhões de dólares. No jogo da festa de inauguração total do estádio o São Paulo empatou com o Futebol Clube do Porto em 1 x 1, gols de Miruca e Vieira. O São Paulo jogou com Picasso, Édson, Jurandir, Dias e Tenente; Lourival e Gérson; Miruca (José Roberto), Toninho, Téia (Babá) e Paraná (Claudinho).

Neste jogo os torcedores se espantaram com mais uma novidade: traves redondas em lugar das tradicionais quadradas, hoje abolidas no mundo inteiro. Considerado o maior estádio particular do mundo, o Morumbi Capacidade de 150 mil pessoas. Curiosamente, o recorde de público foi batido em 25 de Agosto de 1985, por 162.957 pessoas; nenhuma delas torcedoras de futebol. Era um congresso de Testemunhas de Jeová.

O estádio tem 102.904 metros quadrados de área construída. Ainda é uma obra arrojada e inovadora. O campo tem 108 x 72 metros, com um sistema de drenagem em formato de espinha de peixe. As catracas eletrônicas, segundo dados oficiais do clube, permitem a totalização do público em tempo real no painel do estádio. A área reservada aos espectadores é de 62.450 metros quadrados. São 15 cabines de rádio e televisão, 81 pontos de vendas para bebidas e lanches, 51 banheiros, centro médico com cinco ambulâncias de plantão e um helicóptero com UTI, 105 guichês para venda de ingressos com rampas e quatro portões de acesso.

IP LogadoPróxima Mensagem
Zubizarreta
Membro WEInt'l

Postagens: 14221
Registro: 16/05/2005
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 24 anosSexo Masculino  Aniversário em 28/12
 Postado em 22/01/2008 2:32:00 AM

Dinheiro desviado não dão 13 anos de jejum...


IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis