UMA CONTRIBUIÇÃO, ARTIGO DO COLEGA ZAZU, JA ME AJUDOU BASTANTE
 CENTRO DE RECICLAGEM E TECNOLOGIAS
 HARDWARE, SUPRIMENTOS - MONITORES - IMPRESSORAS - CARTUCHOS - TONER (provisòrio)
 MANUTENÇAO DE MONITORES
 UMA CONTRIBUIÇÃO, ARTIGO DO COLEGA ZAZU, JA ME AJUDOU BASTANTE
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 566 visitas
Autor
Tópico: UMA CONTRIBUIÇÃO, ARTIGO DO COLEGA ZAZU, JA ME AJUDOU BASTANTE
TELEVIDEO
Membro Iniciante

Postagens: 19
Registro: 12/09/2005
Local: SAO PAULO - SP - Brasil
Idade: 57 anosSexo Masculino
 Postado em 12/09/2005 8:51:00 PM

Boa tarde pessoal,

estou escrevendo um artigo que explica como regular as cores do monitor Itautec-Philco sem precisar regravar a memória, ou trocá-la. Ontem fiz esses dois desenhos, e vou (tentar) explicar aqui como se faz o ajuste.

. Primeiro: O ajuste do nível DC (bias, ou cor de fundo):

Esse é o desenho parcial do amplificador de vídeo do Itautec, justamente a parte que nos interessa: o controle de nivel DC das cores.



Como podemos ver, o coração do ajuste de cores é o integrado M62354. Ele é um conversor digital/analógico controlado por barramento serial (linhas de clock e dados, que vem diretamente do microcontrolador). Os pinos indicados como "A_01" até "A_06" são as saídas analógicas, onde em cada uma delas existirá um nível DC, que depende da informação que ele recebe do microcontrolador. As tres primeiras saídas são usadas para o ajuste de nível DC.

A variação no nivel DC é conseguida variando-se a polarização dos transistores que aparecem no lado direito do desenho, que depende da tensão na entrada dos amplificadores operacionais. Para atuar no ajuste, primeiro identifica-se qual a cor que está sobrando (ou faltando), e aí isola-se o controle de bias dela do integrado, removendo o resistor correspondente:

- remover o R621 para poder atuar no ajuste do vermelho
- remover o R651 para poder atuar no ajuste do verde
- remover o R681 para poder atuar no ajuste do azul

Após remover o resistor, e antes de mexer nos outros, seria bom ligar o monitor e ver como ficou a intensidade da cor, pois é possível que a simples remoção do resistor resolva o defeito. Se não resolver, o segundo passo é alterar o valor do resistor que fica ligado entre a entrada do operacional e o terra.
Tambem é possível variar o nivel DC da cor desejada variando-se o resistor de 120K, mas será um ajuste mais dificil, pois existe pouca variedade de valores na faixa dos 120K, mas existem mais opções na faixa dos 20K.


- Segundo: Como ajustar o ganho de amplificação das cores.

Aqui temos o desenho de como funciona o outro ajuste: O ganho das cores.



Agora, as outras duas saídas do M62354 controlam a tensão nos pinos de controle de ganho do TDA4881, que é o amplificador de vídeo.

Nesse monitor, não é possível variar o ganho da cor vermelha. Isso se deve a uma limitação do TDA4881, que só possui ajuste de ganho independente para dois dos seus amplificadores internos. A cor com ganho fixo poderia ser qualquer outra outra (o padrão seria usar esse amplicador de ganho fixo para amplificar a cor verde), mas o projetista desse monitor (cá entre nós, tenho pena da mãe desse cara, se é que ele tem uma...) preferiu usar esse amplificador para amplificar o vermelho. Então, como não é possível atuar diretamente sobre o vermelho, a solução mais prática é atuar sobre as outras cores para compensar a falta ou excesso de vermelho.

Para atuar sobre o ganho das cores verde e azul, basta variar os resistores que formam os dois divisores de tensão ligados nos pinos 3 e 11 do TDA4881. No esquema o valor dos resistores ligados entre os pinos de controle de ganho do TDA4881 e a linha de +12V é 3K9 e 8K2, mas é possível que apareça para conserto algum monitor desses com resistores de valores diferentes. Não pus a referencia dos resistores nesse desenho porque no esquema ela está praticamente ilegivel, e não tenho nenhuma placa dessas aqui para conferir a posição deles.

Em caso de defeito no M62354 (em alguns casos a tela fica variando de posição quando se atua no contraste e na temperatura da cor) e de não se conseguir outro para substituir, pode-se deixar o monitor sem ele, a custa de um pequeno inconveniente: Perde-se o ajuste de contraste, pois o contraste tambem é controlado por ele, mas precisamente pelo pino 12, a ultima saída.

Bom, acho que é só.. qualquer duvida, é só perguntar.

ps. Alguem teria como scannear essa placa e me mandar a imagem por email? Assim eu poderia incluir a foto da placa no artigo, indicando a posição dos resistores.

Marcelo S. Zazulak



IP Logado
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis