Passo a Passo troca de óleo e o filtro de óleo (c/ FOTOS)
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 Passo a Passo troca de óleo e o filtro de óleo (c/ FOTOS)
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Tópico: Passo a Passo troca de óleo e o filtro de óleo (c/ FOTOS)
Fernando-Pira
Membro Pleno

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Registro: 11/09/2005
Local: Piracicaba - SP - Brasil
Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 06/03/2006 6:48:00 PM

Bom galera tentei fazer algo bem pratico para os que gostam de fazer as coisas em casa, eu por exemplo nunca levei na autorizada pra trocar oleo nao por questão de preço pois o valor do oleo preto de frasco é o mesmo valor que cobram para colocar o oleo na autorizada, unica diferença é que na autorizada o oleo vem em barril.
Tentei fazer tambem algo simples sobre a troca do filtro de oleo que eu troco a cada 6.000 km

Começando.
Oque irá precisar:
--->2Litros de oleo SAE 20W50 (eu uso o Mobil preto) = R$10,00 cada litro

--->Filtro de oleo (eu usei o original = R$32,00 , o Jeep me disse q usa um paralelo de marca confiavel que custa R$7,00 )

--->2 recipientes para derramar o oleo = R$0,00 ( se vc pegar as bacias da sua esposa que ela usa pra lavar roupa )
--->1 funil de preferencia com um bico comprido (tipo aqueles de frentista)

Ferramentas: (aconselho usas as 2 chaves L, para garantir maior firmeza e não espanar nenhum parafuso)
---> chave 12 para soltar os parafusos de dreno do oleo
---> chave 8 para soltar a tampa do filtro de oleo
No meu caso utilizei uma L 8 e uma 12 "de boca" pois nao tenho a L 12...


Mão na massa:
Primeiro aqueça o motor, de um rolê com a motoca e qdo tiver bem quentinha vc volta pra sua garagem.
Apoie a moto no descanço lateral desrosqueie por completo a vareta medidora do nivel de oleo (que fica na aleta direita do tanque) de modo que haja vazão de ar no orificio, coloque os 2 recipientes embaixo do motor e solte o parafuso que fica prox. ao pedal de cambio, indicado na foto com a chave 12: (cuidado para não se queimar e antes de soltar o parafuso ja deixe o recipiente embaixo) **sentido anti-horario p/ soltar e sentido horario p/ apertar**


Após feito isso e escoado o oleo bora para o segundo parafuso que fica do lado direito do motor prox. aos "caninhos" de oleo.
Solte o parafuso com a chave 12, prepare o outro recipiente embaixo e cuidado com a queimadura! **sentido anti-horario p/ soltar e sentido horario p/ apertar**


Feito isso vc pode montar na moto, deixar ela reta, depois inclinar para a direita.... depois para a esquerda.... até escoar bem o oleo velho.

Agora apoie ela no descanço, hora de trocar o filtro de oleo (que fica do lado direito do motor prox aos "caninhos" de oleo).
Solte os 2 parafusos com a chave 8 (essa tem que ser a chave L senão espana a cabeça do parafuso) **sentido anti-horario p/ soltar e sentido horario p/ apertar**


Depois de solto retire a tampa, se ela estiver "emperrada" utilize uma chave de fenda como alavanca com cuidado que ela sai facinho.
Vai escorrer um pouco de oleo por ali tbm, mais nada demais...


Retire o filtro velho, vc vai reparar que tem uma mola encaixada no "buraquinho" ao fundo... se ela nao sair blz deixe ela lá pois nem precisa mexer nela
Apos isso deite a moto para a direita para escorrer mais um pouquinho o oleo q ficou ali
Pronto, agora vamos colocar o filtro de oleo novo no lugar,mais antes dê uma umidecida de oleo novo nele, nada demais apenas lambuze ele um pouquinho de oleo, coloque o filtro com o lado do anel de borracha virado para você.


Coloque a tampa (ela tem posiçao certa, nao da pra colocar errado pois os furos nao combinam) faça pressão nela e aperte os parafusos com a mão até o fim, depois use a chave L 8 para apertalos, sempre pressionando o centro da tampa e apertando um pouco cada parafuso intercalando para não empenar a tampa (umas 2 intercaladas ja é o suficiente), de um aperto não muito frouxo e nem exagerado, sentiu que ta bem apertado... parou!
Detalhe: verifique o estado do anel de borracha da tampa, caso estiver ruin troqueo para nao correr risco de vazar oleo por ali.


Agora aperte os parafusos dos 2 orificios por onde drenou o oleo, tambem de modo sem exagerar mais tbm não muito frouxo...
Detalhe: verifique as arruelas de vedação dos parafusos, ela é de material mole (acho que é aluminio) e se esmaga depois de umas 2 ou 3 trocas de oleo, caso estiver ruin troque-as tbm.
Feito tudo isso é hora de dar sangue a motoca, retire a vareta medidora coloque o funil e despeje o oleo no reservatorio, eu coloquei 1,9l após esse processo todo.
Detalhe: recomendo que se coloque mais ou menos 1,5L de oleo, feche o reservatorio e ligue o motor da moto por uns 30 segundos, daí colocar os 400ml restantes afim de evitar que o reservatorio se encha e derrame oleo


Como nao tenho funil de frentista usei o funil de cozinheiro mesmo hehehehe mais removi a aleta direita pra evitar que derramasse oleo pela região... tendo um funil de bico maior ja nao precisa fazer esse sacrificio todo.

Bom galera espero ter ajudado em alguma coisa... fiz isso com dedicação aos amigos do G@F, qualquer dica critica ou sugestão serão aceitas...
Obrigado!
Abraços...

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Emano
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Local: Joao Pessoa - PB - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 06/03/2006 7:07:00 PM

Boa dica fernando.. eu nunca troquei o óleo em casa!! Mas achei muito bem feito teu post... na necessidade quem sabe eu num precise dele! ;) afinal outro dia tive que esperar pro dia seguinte pq na oficina tinha muitas motos e ia demorar um pouco pra trocar o óleo!



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Fernando-Pira
Membro Pleno

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Local: Piracicaba - SP - Brasil
Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 06/03/2006 7:17:00 PM

Obrigado Paraibinha

Detalhe importante... o Oleo recomenda-se a troca a cada 3.000km o filtro eu nao sei oque o manual diz mais eu troco a cada 6.000km.
Pra quem for somente trocar o oleo após drenar o oleo velho é só apertar os parafusos do dreno e partir para o ultimo passo (adicionar oleo novo)
Bem simples...
Abraços!

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Geraldinho
Membro Master

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Registro: 23/12/2005
Local: Patos de Minas - MG - Brasil
Idade: 55 anosSexo Masculino
 Postado em 06/03/2006 7:33:00 PM

Também numa troquei o óleo da Falcon em casa, só nas revisões, mas as dicas são importantes e muito bem elaboradas. Parabéns Fernando!....

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SávioCR
Membro Master

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Registro: 31/08/2005
Local: Cruzeiro - SP - Brasil
Idade: 51 anosSexo Masculino
 Postado em 06/03/2006 8:12:00 PM

Muito bom Fernando, merece ir para a seção Oficina

Só um aparte, aqui em Cruzeiro os mecânicos trocam o óleo com o motor frio, será

só por medo da queimadura...ou tem algum outro motivo

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Fernando-Pira
Membro Pleno

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Registro: 11/09/2005
Local: Piracicaba - SP - Brasil
Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 07/03/2006 5:53:00 AM

O Savio, esse esquema de trocar oleo com o motor frio até que cai bem em motos que o carter fica abaixo do motor, o depois de algumas horas sem uso o oleo fica todo concentrado ali no carter, mais por ele estar frio o seu escoamento é menor...
Na falcon o ideal é motor quente mesmo, tomando cuidado nao há perigo de se queimar...

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André BB
Membro Master

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Registro: 27/12/2004
Local: Indaiatuba - SP - Brasil
Idade: 44 anosSexo Masculino
 Postado em 07/03/2006 9:33:00 AM

Blz de fotos.... detalhou bem os parafusos de escoamento...

... e também lembrou de alertar sobre o anel de vedação a arruelas... geralmente ninguém lembra de verificar isto, heheheh

Depois de fazer a troca e rodar com a moto por alguns quilômetros, verifique a existência de vazamentos...

Caso após alguns dias a tampa do filtro de óleo comece a ficar "suja" em sua volta (onde faz contato com a tampa do motor) , aconselha-se a trocar o anel de vedação...

Só um alerta.... cuidado ao utilizar a chave de fenda como alavanca para tirar a tampa do filtro de óelo... pode danificá-la ou à tampa do motor... o ideal é utilizar um martelo com cabeça de plástico e dar leves pancadinhas para que esta solte e você possa removê-la com a mão...

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0C7
Membro Pleno

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Registro: 14/10/2005
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 44 anosSexo Masculino
 Postado em 07/03/2006 10:34:00 AM

Faltou um passo muito importante!! O que é feito com o óleo velho????

1 - Joga no esgoto;
2 - Joga no vaso da planta da mão e fala que é pra acabar com a dengue;
3 - Coloca na lixeira pra ir pro lixão;
4 - Recoloca nos frascos usados e encaminha para uma concessionária ou posto de gasolina para ser reciclado.

até+


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Fernando-Pira
Membro Pleno

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Registro: 11/09/2005
Local: Piracicaba - SP - Brasil
Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 07/03/2006 11:12:00 AM

heheheheheh jogar no vaso da mae pra acabar com a dengue é foda ....
OC7, sempre q eu troco o oleo, o oleo velho eu colo nas proprias garrafinhas do oleo novo ou entao numa garrafa de 2 litros e levo no posto q tem perto de casa...os caras lá jogam num barrilzão de oleo velho e depois vendem para o coletor de oleo queimado (caminhaozinho) q passa recolhendo oleo nos postos
Nessa jogada vc ajuda o dono do posto a ficar mais rico e a natureza agradece por nao ter mandado junto c/ o lixo e nem jogado no esgoto



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Phil
Membro Pleno

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Registro: 08/02/2006
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 36 anosSexo Masculino
 Postado em 08/03/2006 8:28:00 AM

Bacana o post Fernando.

Mas sabe me dizer qual a diferença do óleo sintético pro mineral. Outra, quantos Km eu rodo com o sintético?

Valew,

Phil.

(Qdo é o encontro em itamonte?)

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