Leste Europeu: paraíso ou limbo para o jogador?
 TRICOLORMANIA
 TRICOLORMANIA
 PATACOADAS
 Leste Europeu: paraíso ou limbo para o jogador?
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 648 visitas e 5 mensagens
Autor
Tópico: Leste Europeu: paraíso ou limbo para o jogador?
Grulla
Membro Serginho Chulapa

Postagens: 341
Registro: 30/06/2005
Local: Carapicuíba - SP - Brasil
Idade: 43 anosSexo Masculino
 Postado em 11/05/2006 5:05:00 PM

Artigo retirado do site Trivela.com.

Imbróglio à vista

11/maio/2006

O início de uma grande confusão começa a surgir entre o Dínamo de Moscou e o meia português Costinha. Contratado no ano passado, ao lado do compatriota Maniche, como grande estrela do time, o meia, após uma boa temporada, se desentendeu com a diretoria e o técnico e abandonou o clube.

Um dos preferidos de Luiz Felipe Scolari na seleção portuguesa, Costinha, campeão europeu pelo Porto em 2004, deixou a Rússia no final de abril, sem avisar ninguém e atirando para todos os lados.

Porém, com o contrato ainda em vigor, o meia já se precaveu e enviou duas cartas: uma para o Dínamo, pedindo a rescisão de seu vínculo com a equipe de Moscou; e outra para a Fifa, alegando o não-pagamento de salários e a falta de condições para treinar.

“Aleguei justa causa para a rescisão do contrato com o Dínamo de Moscou. Ela é fundamentada no não-cumprimento salarial e na forma como me trataram ao longo dos últimos quatro meses. Cheguei a não ter equipamento e um treinador para me orientar”, garantiu Costinha.

Preocupado inclusive com sua forma física, com vistas à Copa do Mundo, Costinha vem treinando com o elenco do rebaixado Belenenses, em Portugal. Felipão anuncia a lista dos jogadores que vão ao Mundial no próximo dia 15.

Se por um lado Costinha tenta ao máximo agradar o técnico brasileiro, o mesmo não pode ser dito na sua relação com Yuri Siomin, que não havia relacionado o jogador para nenhuma partida da atual temporada. “O atual treinador do Dínamo embirrava comigo e me provocava. Houve muitas coisas que me encheram. Tentaram me trocar pelo Karyaka (meia russo do Benfica)”.

Mas como no bom jornalismo deve-se sempre ouvir os dois lados, o Dínamo rebate as acusações. “Nós não sabemos de nenhuma carta do Costinha. Ele estava treinando com os reservas e tinha uma academia ao seu dispor. É muito cedo para falar sobre as palavras do Costinha”, afirmou o diretor do Dínamo, Boris Ignatyev. “De qualquer modo, não compreendo porque ele deixou o clube sem informar ninguém”, completa o dirigente.

O imbróglio ainda promete muitos capítulos. Enquanto Costinha treina no Belenenses, aguarda a convocação para a Copa e afirma que há muitas equipes interessadas nele e que gostaria de jogar na Itália, o Dínamo garante que não libera o meia de graça.

Vale lembrar que em situações como essa, o caso vai para as instâncias da Fifa, e, normalmente, a decisão pende para o clube, como no caso do meia argentino Ariel Ortega, que abandonou o Fenerbahçe há alguns anos e foi suspenso. Mas, pelo menos até o Mundial, é improvável que algo seja decidido, o que não comprometeria a participação do meia na competição. Mas é complicado especular... enquanto isso o Dínamo permanece na lanterna do Campeonato Russo.

A verdade é que a maioria dos jogadores que vão atuar na Rússia, por exemplo, são atraídos pelos bons salários, mas quando chegam lá, se arrependem, querem voltar logo e forçam a barra, muitas vezes desrespeitando os contratos assinados. Se pensassem um pouco mais com a cabeça e não só com o bolso, evitariam desgastes desnecessários.

IP LogadoPróxima Mensagem
Jack Perry
Membro França

Postagens: 28
Registro: 11/05/2006
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 37 anosSexo Masculino
 Postado em 11/05/2006 5:27:00 PM

Bom, de fato, muitos jogadores vão a certos paises sem expressão futebolisticas por causa do salário.Isso é fato.

Não há, nenhuma, literalmente nenhuma vontade do jogador em conhecer o clube, ver as estruturas, saber o que realmente os dirigentes querem..

Muitos não ficam mais do que 3 meses, salvo rarissimas exceções.

Ai começam os rolos:

- Má vontade;
- Forjar contusões;
- Fazer reclamações sem fundamentos;
- Forçar a barra contra Dirigentes E treinadores;

- etc, etc, etc.....

Sinceramente, na maioria dos casos, a principal culpado É o jogador, que na ânsia de receber um gordo salário, assina o contrato e não pensa em mais nada.

Um exemplo do pensamento dos jogadores, é o do Vampeta, quando assinou com a Internazionale de Milão (sei que não é o caso, mas apenas um exemplo):

"Assinei o contrato, e aceitei a reserva porque eu ia ganhar mó grana com os 15% que eu teria direito, na transação"

Sendo assim, a Fifa vai ter um trabalho bem grande, mas é capaz o Dinamo ter a causa ganha, até porque "se você assinou, tem que cumprir OU provar o que você está alegando".

Abraços!

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Senna
Membro Serginho Chulapa

Postagens: 1909
Registro: 25/01/2004
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 37 anosSexo Masculino
 Postado em 11/05/2006 10:18:00 PM

Exatamente Jack Perry (Bemvindo ao forum!),

O caso do Ortega é um grande exemplo.
Mas nem precisamos ir tão longe. Rodrigo (ex- São Paulo), Luis Fabiano (Qdo voltou do Rennes) são outros.

Quando não são estes problemas, tem o ostracismo.
Alguém por acaso ouve falar constantemente do Kleber, ex-atacante tricolor que estava muito bem no time e foi pra europa?

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Grulla
Membro Serginho Chulapa

Postagens: 341
Registro: 30/06/2005
Local: Carapicuíba - SP - Brasil
Idade: 43 anosSexo Masculino
 Postado em 12/05/2006 10:06:00 AM

Isso mesmo, pessoal! Concordo em tudo com vocês! Muitos, ao invés de priorizarem o investimento na carreira e o desenvolvimento profissional, partem para os mercados mais exóticos em troca da fortuna que lhes é proposta e, quase sempre, se dão bem mal. Para mim, o exemplo mais eloqüente de atleta brasileiro que se estrepou no Leste Europeu é o do Alberto (ex-atacante campeão nacional com o Santos em 2002), que quase morreu de pneumonia nas mãos dos ineptos médicos do seu clube na Rússia, incapazes de diagnosticar a doença (!!!) Brigou com os russos na justiça e terminou vindo parar na reserva dos gambás. Hoje, salvo engano meu, está disputando a Série B do Brasileirão pelo Coritiba. Outro exemplo é o do Neto, ex-Mogi-Mirim, avante revelação do Paulistão do ano passado que foi seduzido por uma oferta da Coréia do Sul e já está saindo de lá. Os mais antigos aqui também devem se lembrar da aventura de Rivellino no Oriente Médio, que lhe traz desgosto até hoje.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Jack Perry
Membro França

Postagens: 28
Registro: 11/05/2006
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 37 anosSexo Masculino
 Postado em 12/05/2006 2:31:00 PM

Bom, primeiramente obrigado ao Senna pelas boas vindas!

Bom, não podemos deixar de dizer, claro, que alguns jogadores até que se deram bem jogando em países sem muita tradição no Futebol (apenas citando exemplos que eu lembro no momento):

Zico - Japão
Wagner Love - Russia
Daniel Carvalho - Russia
Alex - Turquia
Rivaldo - Grécia
Giovanni - Grécia
Taffarel - Turquia

Claro que, cada caso é um caso, mas acredito que muitos dos que se deram bem, tentaram fazer as coisas darem certo, aceitaram ficar 6 meses e ponderar no que fazer.

Mas, mesmo assim, muitos, mas muitos jogadores vão mais pensando no salário do que na sua carreira.
E muitos desses, que até teriam chances na Seleção Brasileira, acabaram "sumidos" e nunca mais lembrados em convocações.

Seria muito mais proveitoso ir a um país, com alguma tradição, e tentar alavancar a sua carreira....

Exemplos:

Julio Baptista (Sevilla - Real Madrid)
Cicinho (São Paulo - Real Madrid)
Edu (São Paulo - Betis)
Fabio Aurélio (São Paulo - Valencia)
Julio Cesar (Flamengo - Inter de Milão)
Gomes (Cruzeiro - PSV)

Assim como você quer comprar algo, você "seleciona", "pesquisa", assim deveria ser uma carreira futebolistica!
Vendo sempre se é realmente compensador sair do país, outra cultura, outro fuso horario, outra educação...
E não vendo somente no lado financeiro, o que as vezes, pode ser MUITO prejudicial.

Bom, é tudo isso...rs

Abraços!

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis