Negócios e Marketing Tricolor
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 SÃO PAULO F.C.
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Tópico com 2894 visitas e 74 mensagens
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Tópico: Negócios e Marketing Tricolor
Senna
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 Postado em 05/12/2005 5:23:00 PM

Há tempos eu me interesso por este assunto e sempre quis saber como o SPFC lidava com isso.
Resolvi criar este tópico pra que sejam postadas informações sobre este assunto.
Os números são impressionantes.

Ao mesmo tempo que me dá um orgulho grande de torcer pra esse time, me dá uma ponta de raiva em saber que às vezes se investe pouco em jogadores de determinadas posições para montar um esquadrão.

Tenho orgulho de torcer pra este clube e um dia ainda quero trabalhar pra ele...

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Prêmio de US$ 4,5 milhões diversifica ainda mais receita

Além de colaborar com o crescimento da torcida, facilitar a negociação de patrocínios e devolver a auto-estima aos torcedores, a disputa do Mundial de Clubes significará também um lucro direto nos cofres do Tricolor. Afinal, a Fifa vai pagar ao campeão do torneio US$ 4,5 milhões. O segundo colocado ganhará um milhão a menos.

Antes mesmo de voltar à rota dos grandes torneios internacionais, o São Paulo era citado como exemplo de gestão. Em estudo feito pela Casual Auditores Independentes, o Tricolor do Morumbi tinha receita das mais diversificadas do futebol nacional até 2004.

Receita consolidada de 2001 a 2004 - R$ 252,9 m

O gráfico financeiro do São Paulo nos últimos quatro anos evidencia a diversificação de recursos

Além de bons patrocínios, o Tricolor, por exemplo, é famoso por ser o time que melhor negocia seus jogadores. É também a equipe que mais cedeu atletas para a seleção brasileira em Copas do Mundo (38 na história). “Nos últimos dez anos, o São Paulo foi o maior exportador de craques do mundo, atingindo um valor de vendas de 100 milhões. Recentemente, o presidente (Marcelo Portugal Gouvêa) deu uma palestra no G14 e impressionou a todos com estes números”, disse João Paulo de Jesus Lopes, comentando a participação do Tricolor em encontro com as mais poderosas agremiações do primeiro mundo.

A conquista da Libertadores também garantiu ao time do Morumbi um superávit impressionante em 2005. A renda bruta conseguida graças às cotas de TV, placas no estádio e bilheteria foi de R$ 11 milhões na competição sul-americana.

Ainda este ano, o time vendeu o zagueiro Rodrigo para o futebol ucraniano por US$ 4 milhões e receberá em janeiro de 2006 a última e definitiva parcela pela cessão de Cicinho ao Real Madrid. O time espanhol desembolsou um total de US$ 7,7 milhões pelos 60% dos direitos federativos do lateral que pertenciam ao São Paulo.

O próximo jogador que deve dar lucro ao Tricolor é o zagueiro Diego Lugano, que chegou como um completo desconhecido ao clube em 2003 e, dois anos depois, se transformou no titular da seleção uruguaia, despertando o interesse a vários times europeus.

Visando manter a tradição de revelar grandes craques, o São Paulo investiu maciçamente no Centro de Treinamento Laudo Natel, sediado em Cotia, município próximo à capital. Menina-dos-olhos do vice de futebol, Juvenal Juvêncio, a obra foi concluída este ano e é apontada como o maior patrimônio tricolor depois do Morumbi.

O estádio, construído inicialmente em 1960 e ampliado nas décadas seguintes, voltou a dar lucro na administração Marcelo Portugal Gouvêa (R$ 4 milhões em 2005). Para isso, foi desenvolvido um moderno esquema de camarotes para empresas e incentivo ao aluguel do campo.

Em 2004, a cessão para o show da banda norte-americana Linkin Park rendeu quase R$ 300 mil em uma noite. Metade deste valor também foi conseguido recentemente em jogo que quase definiu o Campeonato Brasileiro. Na penúltima rodada, o C********** venceu a Ponte Preta, mas a combinação de resultados impossibilitou a festa corintiana. Alegria dupla para a diretoria são-paulina.


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Senna
Membro Serginho Chulapa

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 Postado em 05/12/2005 5:26:00 PM

São Paulo embarca com uma certeza: seu patrocínio é o maior
Por Raul Flávio Drewnick

A nove dias da estréia no Mundial de Clubes e garantido na Copa Libertadores de 2006 por ser o atual campeão, o São Paulo embarca nesta segunda-feira à noite para o Japão com a certeza de que fechou os dois melhores contratos de patrocínio do futebol brasileiro. As aparições na competição organizada pela Fifa marcarão o último ato da parceria com a Topper porque, depois longas negociações, o Tricolor assinou, em outubro, um contrato de fornecimento de material esportivo para os próximos três anos com a Reebok.


Renovação com a LG dura mais três anos e renderá
R$ 15,5 milhões por ano


O acordo garantiu ao time do Morumbi um valor mínimo estipulado de R$ 21 milhões (R$ 7 milhões por ano), cifra que pode aumentar conforme as vendas. A empresa também vai construir uma megastore no Morumbi no valor de R$ 8 milhões. Mais rentável inclusive do que o novo contrato do C********** com a Nike (6,8 milhões por ano) e três vezes mais rentável do que o antigo contrato com a Topper, a união com a Reebok também satisfez os anseios de internacionalização dos dirigentes são-paulinos. Doze anos depois do bicampeonato da Copa Intercontinental, a diretoria se esforça para capitalizar ao máximo o novo “boom” do Tricolor, fruto da conquista da terceira Copa Libertadores da história do clube.

“Nos faltava um patrocinador de material esportivo internacional. E este que fizemos com a Reebok é o melhor contrato do Brasil neste setor”, afirma João Paulo de Jesus Lopes, diretor de planejamento do São Paulo, engenheiro civil de formação. “Não temos nada do que reclamar da Topper, mas a área de atuação deles se limitava ao sul da América do Sul e um pouco ao Japão. Em 2006, estaremos definitivamente no mundo todo”, completa o dirigente, que reclama do anúncio feito pelo C********** recentemente. Segundo o são-paulino, o time alvinegro afirmou, erradamente, na semana passada, ter com a Nike o melhor acordo do futebol nacional.

Atento ao mercado e às vantagens que pode oferecer aos patrocinadores, o São Paulo endureceu nas negociações e não aceitou números inferiores aos do rival do Parque São Jorge, atual campeão brasileiro. “O C********** tem uma torcida maior, mas o são-paulino compra mais. Nossas compras são diversificadas e não ficam apenas nas 20 mil camisas que vendemos por mês. Vendemos agasalhos e também a linha fashion. Enxovais completos”, lembra Lopes.

As negociações finais com a LG Electronics, que está no clube desde 2001, também foram duras. Antes de a empresa sul-coreana decidir usar a cláusula de prioridade na renovação de contrato, o São Paulo ouviu as propostas de uma multinacional chinesa e de uma empresa de transporte aéreo internacional. Só assim chegou-se à cifra de R$ 15,5 milhões por ano de patrocínio durante as próximas três temporadas. O anúncio oficial da renovação foi feito neste domingo, em festa realizada no Morumbi, antes do jogo contra o Atlético-PR. Este valor deve aumentar quando a LG negociar com outra empresa e ceder o lugar na manga da camisa do Tricolor.

Também nas tratativas com a LG, o rival C********** foi usado como parâmetro. “Nós temos o Morumbi (onde são colocadas placas dos patrocinadores) e nossa marca é conhecida no mundo todo. O poder aquisitivo do torcedor do São Paulo também é maior”, conclui o dirigente.



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Lu**tricolor**
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 Postado em 05/12/2005 6:02:00 PM

Legal vc abrir esse tópico, Senna. Tbm acho interessante saber de onde vem o lucro do São Paulo, como é investido e etc.

Qnto ao q vc postou, me chamoh a atenção o fato de as cotas de tv e negociação de atletas darem mais da metade da renda anual do São Paulo! Eh um absurdo, mostra bem como o clube brasileiro alimenta esse êxodo de jogadores pro exterior e se torna refém da tv .Discordo do tom de "orgulho" com q o João Lopes fala sobre o tricolor ser "o maior exportador de craques do mundo". Na minha opinião, isso só demonstra uma vez mais a incompetência dos dirigentes brasileiros em manter seus melhores jogadores aqui. Não é possível q se ganhe 38% da receita com venda de jogador, e apenas 14% com pat. e publicidade. Tenho certeza q a marca SPFC pode e deve ser mto mais bem explorada. Espero q o dep. de marketing atual, com o Julio Casares, continue desenvolvendo o ótimo trabalho q vem fazendo. Valeu pelas informações!

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Senna
Membro Serginho Chulapa

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 Postado em 05/12/2005 6:06:00 PM

Obrigado Lu...

É um assunto que eu me interesso bastante.
No caso do "Orgulho", me referi ao orgulho que sinto pelo fato do São Paulo ser um Oasis no meio de tanto lixo aqui nos clubes do Brasil, ainda que esteja longe do ideal.

Também acho um absurdo se orgulhar de exportar jogadores.
O São Paulo pode, deve e precisa investir na sua marca que é sim valorizada e uma das mais conhecidas no mundo quando se fala em clubes de futebol no Brasil.

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lllCaRLãOlll
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 Postado em 05/12/2005 6:39:00 PM

xiiiii mi da dor de KBEÇA só de pensar nessas paradas aiii!!!mais aiii é mó legal saber q meu time não cheio de dividas como mtos timecos aii e não precisa de vender 51% dos direitos do clube a uma parceria milhonaria!!!!S.P.F.C o orgulho da nação exemplo de club esportivo!!!!a melhor estrutura daS AMERICAS ESTA Aiii S.P.F.C potencia mundial em esportes!!!!!


pq o nosso time não podia lançar uma grife igual a REALMADRI PORTO SEVILLA??? ja q são do mesmo nivel


XUPA CARLITOS os 5 A 1 ainda estão na memoria!!!

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Fernando PR
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 Postado em 05/12/2005 8:17:00 PM

O SP tá montando uma boa estrutura...

Claro q em relação ao MKT axo q ainda deixa a desejar, pois as vezes o "tradicionalismo" da diretoria atrapalhe um pouco... mas msm assim, vejo q estamos a anos-luz na frente da grande maioria dos clubes brasileiros...

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Beto
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 Postado em 05/12/2005 8:55:00 PM

Pelo que entendi o HABIB'S vai sair da manga da camisa em 2006, é isso !?

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Gandhi
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 Postado em 05/12/2005 9:53:00 PM

SE ORGULHAR DE VENDER JOGADORES EH ABSURDO!!!!! MAIS ACHO Q ELES QUEREM DIZER Q O SP FORMA MUITOS ATLETAS DE PONTA. E ISSO EH VERDADE!!!

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MuLeKe_sJC
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 Postado em 06/12/2005 6:15:00 AM

poxa eu tbm fico feliz por torce para um time assim... não temos doque reclamar, temos os melhores patrocinios do Brasil, mas como ja foi dito, o preucupante eh ver a lerdeza em trazer atletas para determinados setores

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Senna
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 Postado em 27/12/2005 7:12:00 AM

Mais notícias!

São Paulo planeja ter a maior torcida

São Paulo - O São Paulo irá mplantar a partir de janeiro um projeto ambicioso: pretende ter, em dez anos no máximo, a maior torcida do Brasil, superando C********** e Flamengo. “Temos a terceira maior torcida e há pesquisas que mostram a diminuição de diferença. Se trabalharmos bem, é possível ultrapassar os outros dois em oito ou dez anos, no máximo”, disse Júlio Casares, diretor de marketing do clube.

A idéia é aumentar a torcida são-paulina no Norte e Nordeste do País, implantar um projeto de fidelização e usar o Morumbi como chamariz para novos torcedores.

O “batizado tricolor” é um dos projetos a ser implantado. Aos sábados, os pais poderão “batizar” os seus filhos no estádio. Junto ao símbolo do clube, haverá uma tenda, onde a criança receberá um certificado assinado pelo presidente do clube, garantindo que ela foi “batizada” como são-paulina.

O novo torcedor será aceito após ouvir o hino do clube e alguns trechos do estatuto. Terá direito a levar um padrinho e mais seis convidados. O pai terá 20 minutos no Morumbi para filmar toda a cerimônia.

“Muitos garotos não seguem a orientação dos pais e mudam de time. Não queremos que isso aconteça com o São Paulo”, explicou Júlio Casares.

Junto à megaloja que a Reebok construirá no Morumbi, no portão 1 do estádio, o São Paulo quer construir um complexo para lojas, restaurantes, livrarias e espaços comerciais. Uma forma de ganhar dinheiro e inserir, de vez, o Morumbi no roteiro turístico da cidade.

Será implantada também a “calçada da fama”. O clube venderá lajotas a torcedores que desejem homenagear jogadores antigos, que comparecerão para a cerimônia em que seus pés serão imortalizados no Morumbi. Os nomes do torcedor e do homenageado estarão juntos.

O clube deseja também aumentar o número de sócios torcedores, atualmente em oito mil, principalmente no Norte e Nordeste.

No dia 16, será lançada a nova camisa, já com a estrela referente ao título do Mundial, vencido no dia 18, contra o Liverpool.

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Bandeirante_SPFC
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 Postado em 27/12/2005 8:51:00 AM

Muito interessante mesmo!!

Sou outro que sempre penso na saúde financeira do clube. Acho que o tricolor sem sombras de dúvidas será o primeiro clube brasileiro (ou talvez sulamericano) a alcançar o padrão europeu daqui alguns anos (ou décadas).

Nos últimos anos nós vimos a nossa receita crescer bastante, bastando para isso olhar a receita oriunda do patrocínio (hoje de 15,5 milhões de reais/ano - por volta de 3,8 milhões de libras) que já quase alcança o patamar de patrocínio do Newcastle (4,0 milhões de libras).

A receita tricolor este ano será de 100 milhões de reais (por volta de 25 milhões de libras) o que equivale a receita do Manchester City que possui uma receita intermediária dentro da EPL(temporada 2001/2002 - de acordo com o site footballeconomy.com).

Agora o diferencial dos clubes europeus com realção a nós são dois:

1º A arrecadação com venda de ingressos. Monstruosa receita já que os torcedores vão ao estádio, o que é diferente daqui. Para vocês terem uma base, a média de público do Newcastle na temporada de 2004/2005 foi de 51.845 torcedores e a do Middlesbrough no mesmo período foi de 32.010 torcedores.

2º A arrecadação com cotas de televisão são infinitamente superiores as nossas. A globo (detentora dos direitor do campeonato brasileiro) paga a CBF por volta de 300 milhões de reais por ano pelos direitos exclusivos de transmissão. A EPL é negociada por 2,789 bilhões de reais/ano ou seja 9 vezes maior. E parte desse dinheiro é repassada aos clubes. A mesma coisa acontece com a Champions League e com os outros campeonatos.

Nós estaremos alcançando um ótimo patamar financeiro quando a globo perder o direito exclusivo de transmissão (possibilitando assim a concorrência pelos direitos e consequente aumento nos valores das cotas) e com o incentivo pesado dos clubes para trazer os torcedores de volta aos estádios.




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tricolorrr
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 Postado em 27/12/2005 12:39:00 PM

A geração zico do flamengo esta morrendo.

COm junior baiano e el tigres eles não vão conseguir muita coisa.

Se o são paulo continuar trabalhando encima de titulos importantes, montando bons times, sem duvida vai ter a maior torcida.

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Fernando PR
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 Postado em 27/12/2005 8:35:00 PM

Bem o principal chamariz pra torcida é título... Vejo q boa parte do forum aki rodeia os 18... 20... 22... + ou -, tds eram crianças na época do bi-mundial, axo q isso foi fator prepoderante para isso (eu já era antes disso ) ... pelo menos vi numa pesquisa q uma boa parte d nossa torcida eh dessa faixa, com o Mundial terá um novo "boom" e a tendência eh subir msm...

S/ aumentar a torcida fora d SP, eles só falaram em fazer, mas não disseram como... excursões do time, msm q seja juniores ou masters por essas regiões axo q poderia surtir algum efeito, principalmente se for em regiões onde tem "menos opções", afinal criaria um "êxtase" no local q axo q deve ser positivo no final...

Tbém poderiam criar uma promoção no Sócio-Torcedor q axo q poderia atrais mtos são paulinos... se fizessem uma promoção com "tour" no CCT, axo q mtos, inclusive os d fora d SP, iriam apreciar e mto (vejo pelo meu caso e os comentários q ouvi de são paulinos daki...), axo q ajudaria a aumentar o nº...

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Bordon
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Local: São Paulo - SP - Brasil
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 Postado em 28/12/2005 5:21:00 AM

Mais uma sobre o assunto, com algumas variações:

Quarta, 28 de dezembro de 2005, 08h31
São Paulo quer ter maior torcida do Brasil em 2013

Depois da conquista do histórico tricampeonato mundial no Japão, o São Paulo corre atrás de outra meta: superar o Flamengo e o C********** no número de torcedores pelo Brasil. O time do Morumbi acredita que isso acontecerá em 2013.
O clube tem um pacote de medidas que serão implantadas exclusivamente para ampliar o número de torcedores.

Uma delas é a promoção para os alunos de escolas públicas entrarem no gramado ao lado dos jogadores. Antes, somente alunos das escolinhas oficiais do São Paulo tinham tal permissão.

"Com a promoção, damos oportunidade também a outras crianças e mostramos que há interesse em várias classes sociais", afirmou o diretor de marketing do clube, Júlio Casares, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

"Uma parte dos mascotes pode ser recrutada entre torcedores que esgotarem a cota mensal de ligações são-paulinas no LigGol", acrescentou o cartola, explicando outra forma de seduzir novos adeptos.

Os torcedores das cativas também serão "beneficiados" com a criação da calçada da fama.

"O torcedor que desejar homenagear seu ídolo comprará uma lajota e terá seu nome gravado para sempre no Morumbi ao lado do nome do atleta", explicou Casares.

O clube também pensa em crescer além das fronteiras de São Paulo com o projeto Embaixador Tricolor. Um são-paulino que mora fora do Estado pode desempenhar tal função.

"É o representante oficial do clube (em determinada cidade). Isso que ajudará no crescimento da torcida em outros Estados", confirmou o cartola.

Atualmente a torcida do São Paulo é a terceira maior do Brasil, atrás das do Flamengo e do C********** e empatada tecnicamente com a do P********.

Redação Terra
http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI811701-EI2018,00.html



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Senna
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 Postado em 28/12/2005 5:05:00 PM

Mais notícias...
http://noticias.uol.com.br/pelenet/saopaulo/ultimas/2005/12/28/ult1203u4944.jhtm
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16h37 28/12/2005

Pelo futuro, Tricolor diversifica a receita

Embalado pelo tri, clube elege o marketing como a ferramenta que irá manter caixa cheio e fazer torcida crescer.

Danilo Valentini, especial para o Pelé.Net

SÃO PAULO - Os tricampeonatos da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa conquistados em 2005 fizeram o São Paulo eleger para o próximo ano o marketing como a principal ferramenta a ser usada para manter a equipe na rota do sucesso que, consequentemente, pode possibilitar uma de suas maiores ambições: ver seu número de torcedores superar o de seu maior rival, o C**********.

Adotando uma postura insistente de provocação ao arqui-rival desde o início de seu mandato, o presidente Marcelo Portugal Gouvêa pretende entregar o cargo, em abril, com pelo menos dois projetos que têm como missão prioritária ampliar ainda mais o crescimento de sua torcida, que pelas pesquisas oficiais ainda está atrás de Flamengo e C**********, respectivamente.

Para manter seus planos em andamento, porém, é preciso manter as conquistas, e sem altos investimentos de manutenção do elenco o objetivo passa a se tornar mais difícil. Por isso, o departamento de marketing do clube arquiteta idéias que estimulem a ampliação do número de são-paulinos, que gira em torno de 13 milhões, segundo o Ibope.

O primeiro programa é o Batismo Tricolor, que pretende fazer um batizado simbólico de um torcedor recém-nascido com direito a convidados, leitura de trechos do estatuto do clube, execução do hino e material de vídeo e fotográfico que estarão incluídos na taxa de R$ 50.

O segundo, e mais ambicioso, é o projeto de instalar espécies de embaixadas do clube espalhadas pelo Brasil, apostando na força do São Paulo no Norte e no Nordeste do país, regiões tradicionalmente que se tornaram forte reduto de torcedores do Flamengo, que, segundo levantamento do Datafolha até outubro de 2005 abrangia 16% da população brasileira, três pontos acima do C********** e nove superior à do Tricolor.

"Se prosseguir na sua caminhada, o São Paulo vai ter a maior torcida do Brasil mesmo. Agregamos muitos novos torcedores com tantas conquistas", afirma Marco Aurélio Cunha, superintendente de futebol do clube, um dos integrantes da diretoria com maior apetite em estimular a rivalidade contra os corintianos. "Vamos encostar no C********** se eles não mantiverem o nível de vitórias e não provarem que tem independência financeira".

Financeiramente, aliás, o São Paulo viu em sua campanha bem-sucedida em 2005 a garantia de uma temporada com folha de pagamento longe do vermelho, situação vivida pelo clube até pouco tempo. Com os US$ 4,5 milhões recebidos pelo título no Japão, a diretoria embolsou um valor referente a 10% do orçamento previsto para 2006, estipulado em R$ 100 mi.

E para aproveitar a boa fase, o clube espera engordar seu orçamento ainda mais no início do ano, quando a equipe passará a utilizar uniformes da Reebok depois de contrato de três anos que prevê pagamento de R$ 21 milhões e a construção de uma loja no Morumbi, que deverá reunir boa parte dos cerca de 150 produtos que o São Paulo já tem licenciados.

De quebra, o São Paulo prepara os últimos detalhes para estampar novo patrocinador nas mangas da camisa da equipe. Depois de comprar a exclusividade da camisa do clube por R$ 46 mi em três anos, a fabricante de produtos eletrônicos LG negocia para ceder o espaço, mediante pagamento inclusive para o clube, a uma loja de produtos eletroeletrônicos ou a uma operadora de telefonia celular.

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Senna
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 Postado em 28/12/2005 5:21:00 PM

Último grande projeto cogitou cobrir Morumbi
28/12 - 08h11



A meta de virar a maior torcida do Brasil não é o primeiro projeto ambicioso do São Paulo envolvendo o Morumbi.
Entre os anos de 1994 e 1997, o clube promoveu o projeto "Morumbi Século 21", que previa o levantamento de recursos com a venda de produtos licenciados.

O objetivo dessa iniciativa era gerar fundos para realizar uma reforma completa do Morumbi, cuja estrutura apresentava problemas, que demandaram a instalação de amortecedores.

O estádio viraria praça de entretenimento e ganharia até mesmo uma cobertura. O projeto da diretoria são-paulina teve até propaganda na TV para sensibilizar os torcedores.
Quase dez anos depois de o programa ter sido abandonado, ainda é possível encontrar seus resquícios na internet.

Vários sites de venda anunciam bonés e bolas da promoção.
Mas o investimento no Morumbi ainda é um pensamento da diretoria. "É o espaço que pretendemos usar para que o torcedor possa usufruir da melhor forma", disse o diretor de marketing do clube, Júlio Casares.

Fonte: Folha de São Paulo

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Liam
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 Postado em 28/12/2005 5:22:00 PM

Isso sem contar, também, que está previsto para entre o começo do próximo semestre, o lançamento do Bilhete Único do São Paulo Futebol Clube.

Seria uma nova forma de emplacar os carnês, que nunca foram muito bem vistos no País.
E também para "amenizar" as filas pra ingresso....você deposita uma certa quantia, e vai sendo descontado no cartão, até o termino de seus "créditos"

P.S: idéia elaborada por eu (Liam) e Mário (MaximusPoder) e no dia seguinte foi publicada no Lance!
Se é bom ou não, vamos ver no que dá!




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Liam
Membro Serginho Chulapa

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 Postado em 28/12/2005 5:26:00 PM

E deixando claro que, da parte de produtos licenciados, só temos essa pequena fatia devido o fato do PRÓPRIO Clube NÃO fazer divulgação de sua marca.

Tem excelentes projetos, mas dificilmente anuncia, comenta ou algo no sentido que atraia os torcedores.

Fica de exemplo o Sócio Torcedor, e o Morumbi Tour, excelentes idéias, mas escassamente sem divulgação, ficou quase as traças, e pouquissimos sabem deles e ou tem interesse.




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Bandeirante_SPFC
Membro Serginho Chulapa

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 Postado em 28/12/2005 7:37:00 PM

A do bilhete único eu acho uma ótima. Se for lançado vou adquirir.




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Liam
Membro Serginho Chulapa

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 Postado em 29/12/2005 9:54:00 AM

Na verdade, o problema não é o "Bilhete Único" não dar certo.É ele não ser divulgado.

Como eu já havia dito, o São Paulo SEMPRE teve boas idéias, de como atrair mais torcedores e, consequentemente, mais renda.
MAS, porém, não sabe divulgar.

É triste, mas é a nossa realidade, a que mostra nossa porcentagem em produtos licenciados (aqui estou fazendo um ponto de vista geral)





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