Notícias Privacidade Contato FAQ Novidades

FAQ - Perguntas Mais Frequentes

Segurança no sistema


Moderadores: posso confiar em todos cegamente?

Um fórum pode ter um grande número de usuários e de mensagens, então muitas vezes o dono do fórum elege outro usuário do fórum para ser um moderador e auxiliar no gerenciamento.

Lembro que o moderador tem acesso apenas ao “menu do moderador” e não pode acessar a “área administrativa”, que é exclusiva do dono do fórum.

O problema pode começar aqui mesmo. Por experiência própria nós vemos que os fórum que possuem um grande número de moderadores tem uma tendência maior de ter problemas de segurança.

Mas seria um problema de segurança voltado a parte da interação e convivência dessas pessoas (moderadores e dono).

No começo tudo é festa: o moderador recém eleito se sente orgulhoso por ter sido escolhido para gerenciar o fórum e fica o dia inteiro policiando tudo o que acontece lá dentro.

Com o decorrer do tempo atritos entre o moderador e alguns usuários podem acontecer porque o moderador apagou alguma mensagem que o usuário não achava indevida ou outra coisa parecida.

Nessa altura o dono do fórum tem que ver o que aconteceu e decidir quem estava com a razão, afinal ele não quer um moderador tirano que oprime todos os usuários e que pode estar afastando esses usuários do fórum que ele “cultiva” a tanto tempo.

Se o dono tomar partido do usuário por uma questão de justiça o moderador pode se sentir ofendido (mesmo estando sem razão) e já fica desgostoso com o fórum em si.

Ele começa a pensar: “Mas eu gastei tanto tempo nesse fórum. O dono nem aparece! Isso aqui deveria ser meu fórum, já que sou eu que praticamente cuido de tudo!”.

A situação já começou a ficar critica porque o moderador, descontente, pode não ter ainda a intenção de prejudicar o fórum, mas isso pode vir a ser uma opção no futuro.

Nenhum sistema de segurança no mundo é capaz de oferecer alguma segurança contra uma pessoa que venha ter uma má intenção e seja um usuário autorizado.

Ele é autorizado, ele tem a senha, ele sabe o que fazer. Como barrar uma pessoa dessas?

Não existe uma solução. Na verdade existe se restringirmos o que um moderador pode fazer, mas nesse caso é mais fácil não tornar o usuário um moderador.

Tenha sempre em mente que atritos entre as pessoas vão ocorrer, e pode até ser que o usuário não seja uma pessoa má, mas num momento de fúria ele acessa o menu do moderador, apaga todas as mensagens e muda o cadastro dos usuários e depois entra no coro dos “fomos hackeados”.

A vida na internet é igual a vida real, talvez até pior porque na internet a maioria das pessoas acham que seus atos não terão conseqüências sérias.

Regra geral: confie 100% em você mesmo, e dê seu voto de confiança aos que você conhece bem, mas na primeira situação que você desconfie de alguém retire seus direitos de moderador e veja com calma o que aconteceu e como aconteceu.


Voltar à página Segurança no sistema


Forum Now! - Criar seu forum grátis